ALIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS A SUA SAÚDE

 

 

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IOGURTE: possui pH ácido, ajudando a digerir proteínas e gorduras. Os mais indicados são os fortificados com lactobacilos, bactérias fermentativas que auxiliam a digestão e absorção de nutrientes no intestino, pois possuem ação probiótica.

 

 

 

 

 

 

AMEIXA: por conta de seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal 

 

 

 

 

BANANA: possui frutano, um amido resistente que contribui para o processo digestivo e regularização intestinal. Apesar de essa fibra estar mais presente na banana verde, a fruta madura também auxilia no processo. Ela tem ainda ação calmante no estômago, reduzindo os sintomas de irritabilidade 

 

 

 

CHÁ VERDE: contém substâncias estimulantes que aumentam o fluxo do suco gástrico e auxiliam o processo digestivo, além de proteger as mucosas estomacais. Outros chás digestivos são hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium. Dica: o ideal é bebê-lo entre 30 e 40 minutos após a refeição 

 

 

 

 

ABACAXI: fruta de rápida digestão, contém uma enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão de proteínas (principalmente carnes) e gorduras, favorecendo o processo digestivo. Além da bromelina, o abacaxi contém celulose, substância essencial para o bom funcionamento intestinal 

 

 

 

MAMÃO: possui em sua composição uma enzima chamada papaína, que auxilia na digestão, principalmente de proteínas 

 

 

 

 

 

 

PEPINO: pode ser indigesto para pessoas mais sensíveis. Ao contrário do que se pensa, PIMENTÃO: a película tipo "casquinha" que o envolve externamente pode causar indigestão em algumas pessoas. Neste caso, é melhor consumi-lo apenas após removê-la 

 

 

 

 

 

FEIJÃO: possui uma "casquinha" externa e substâncias em seu interior que, dependendo da pessoa, podem não ser bem digeridas no estômago. Chegando aoi ntestino, esse material serve de comida para bactérias, causando fermentação excessiva e gases. O mesmo acontece em toda a família das leguminosas, que inclui alimentos como lentilha, ervilha, grão de bico e soja 

 

 

 

 

 

 

CARNE VERMELHA: possui uma estrutura fibrosa mais resistente do que as brancas e normalmente tem maior teor de gordura, por isso sua digestão é mais lenta. Mas vale ressaltar que todas as carnes, inclusive as brancas, digerem com maior lentidão e devem ser evitadas no período da noite 

 

 

 

 

 

 

OVO: rico em proteína, esse alimento pode ter uma digestão mais lenta, em especial devido à gordura presente na gema 

 

 

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