DUPLICAÇÃO DA BR-116 FEIRA DE SANTANA ATÉ TEOFILANDIA

Publicado em 20/12/2013 às 01h30
 

 

 
Autorizada a licitação para duplicar o Anel de Contorno Oeste de Feira e a BR-116 até a entrada de Teofilândia

Expectativa é que o processo de escolha das empresas comece em um mês e que as obras sejam iniciadas já no primeiro semestre de 2014
 
Acontecerá entre a semana que vem e a primeira quinzena de janeiro a abertura do processo licitatório referente à execução das obras de duplicação e adequação de capacidade na rodovia BR-116, obra que parte de Feira de Santana e vai até a divisa com Pernambuco, realizada em seis trechos complementares de forma simultânea. 
 
Os lotes 5 e 6 das obras, que fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), contemplará a duplicação do Anel de Contorno Oeste de Feira de Santana, seguindo pela BR-116 até a entrada para o município de Santanópolis (BA-504), dali partido até a entrada de Teofilândia (início da BR-349), após passar por Santa Bárbara e Serrinha. 
 
"Toda essa parte [Feira-Teofilândia] será duplicada e, a partir daí, haverá adequações diversas como terceira faixa e outras intervenções", informou o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT-BA), Amauri Sousa Lima, em conversa com o deputado estadual Zé Neto (PT).
 
As obras de restauração e duplicação da rodovia iniciam no trecho entre a Cidade Nova e o Hotel Pousada da Feira, seguindo pelo Contorno Oeste até pegar a BR-116. O lote 6 (até a entrada de Santanópolis) contempla ainda a construção de uma nova ponte e mais 12 passarelas para pedestres no trecho, com extensão de 40 km. O trecho seguinte (lote 5) tem 53,8 km.
 
Regime de Contratação
 
De acordo com o deputado Zé Neto, a escolha da(s) empresa(s) se dará através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Integrado para dar mais agilidade ao processo. Conforme exemplificou o parlamentar, o RDC Integrado já vem sendo usado com sucesso em intervenções na área de mobilidade urbana e construção de estádios tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. 
 
“Junto com o governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil, Rui Costa, tenho me empenhado dia e noite por essa obra. E não temos outro sentimento senão agradecer ao ministro César Borges, que acelerou os passos para a duplicação do Contorno Oeste e que agora já autorizou também o projeto executivo do Contorno Norte. Gostaria de agradecer também ao secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, e à presidenta Dilma, que têm olhado com muito carinho para essa demanda antiga de Feira e região", agradeceu Zé Neto.
 
O deputado lembrou ainda o não cumprimento de acordo por parte da concessionária Via Bahia, que seria a responsável pela obra de duplicação. "Sobre o Contorno Oeste, ficamos na expectativa de que a Via Bahia, que administra as BRs 324 e 116, poderia tocar as obras, mas essa demanda circulou nos corredores da ANTT, do DNIT e do Ministério dos Transportes por mais de dois anos e agora nós temos que buscar ao máximo recuperar o tempo perdido. Por certo, sob o regime de RDC Integrado, vamos poder contratar e tocar a obra com a maior celeridade possível", completou. 
 
Contorno Norte
 
Outra expectativa de Zé Neto é a de que, em breve, também sejam dados acenos positivos para a duplicação do Contorno Norte e a viabilização do contorno que sai da Avenida Nóide Cerqueira no sentido Salvador. “Neste último caso, já há, inclusive, permissão da Via Bahia para que desapropriações sejam feitas para que o projeto possa ser efetivado. Tenho certeza que essas intervenções vão melhorar, por demais, o tráfego nestas áreas da cidade. E a própria presidenta Dilma disse em sua última vinda a Salvador, durante a inauguração da Via Expressa, que duplicar a BR-116 Norte é uma prioridade para o governo”, observou o líder do governo na Assembleia Legislativa.
 

Link para vídeo: http://youtu.be/ZYXyUF6cL3Y
 
 
 
Duplicação do Anel de Contorno Oeste de Feira e BR-116 até Teofilândia
youtube.com
...

voltar para POLÍTICA

left show tsN fwB|tsN fwR fsN sbse center|c15 show center fwR|b01 bsd c10||image-wrap|login news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||