IPVA terá redução média de 5% na Bahia; veja valores e calcule

IPVA terá redução média de 5% na Bahia; veja valores e calcule o seu

 

www.serrinhahoje.com.br

 

Veja o calendário para o pagamento do IPVA, que pode ser feito antecipado com desconto em cota única

 

Final de ano é época de recebimento de 13º salário e de correr aos shoppings para fazer compras de Natal, mas também tempo de se planejar financeiramente para o novo ano que se aproxima. Afinal, o primeiro semestre de 2014 será cheio de gastos que pesam no orçamento, especialmente para quem tem um veículo e pagará o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Se você pretende organizar as contas do ano que vem antes das gastanças natalinas, é hora de pôr a mão na massa. Isso porque a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) divulgou ontem o calendário de pagamento do imposto, cuja alíquota é de 2,5% sobre o valor venal do veículo.

De acordo com a Sefaz, os contribuintes baianos vão pagar em 2014 cerca de 5% a menos no valor do imposto, em comparação com o pago em 2013. A tabela de preços será divulgada hoje no site da Sefaz, juntamente com o calendário de pagamento do imposto. A portaria que oficializa os prazos para pagamento também será publicada no Diário Oficial do Estado. O CORREIO de hoje já traz tabela com os valores venais dos veículos e as orientações para fazer o cálculo.

É bem simples: basta pegar o valor venal do seu veículo, de acordo com o ano de fabricação, e multiplicar pela alíquota de 2,5% (ou seja, o valor do veículo vezes 0,025). Os valores de alguns veículos selecionados estão na tabela ao fim da página.

CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA COMPLETA

Segundo a Sefaz, a Bahia possui 2,7 milhões de veículos registrados. Anualmente, 216 mil são comprados

Por tipo
De acordo com a Sefaz, os automóveis (carros de passeio) apresentam uma redução média de 4,6%. Para as motos, a queda é de 5,8%, em média. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 2,6%, os ônibus e micro-ônibus, 2,1%, e os veículos utilitários, 3,8%.

A pesquisa de preços foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos preço praticados em outubro de 2013. Os valores poderão também ser consultados no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Basta entrar no canal Inspetoria Eletrônica e escolher a opção IPVA - Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

De acordo com o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Antônio Félix, a diminuição ocorreu principalmente em função do aumento da venda de veículos novos, impulsionada pelas medidas de desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovida pelo governo federal, que puxou o preço dos automóveis usados para baixo.
 “Quando se compram mais veículos novos, pela lógica do mercado, o preço do usado cai. E o IPVA é calculado sobre o valor venal dos veículos usados”, explicou Félix.
 
Os contribuintes baianos poderão aproveitar novamente o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 26 de fevereiro. Existe ainda a opção de pagar com 5%. Também é possível optar por parcelar o imposto em três vezes, conforme tabela ao lado. 

Outras informações sobre o IPVA podem ser consultadas pelo site da Sefaz ou através do Call Center da secretaria: 0800 071 0071.

Enviar comentário

voltar para NOTICIAS

left show tsN fwB|tsN fwR fsN sbse center|c15 show center fwR|b01 bsd c10||image-wrap|login news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||