Interior é uma opção para quem estiver de folga no feriado

www.serrinhahoje.com.br

 

 

 

Se você faz parte do grupo de sortudos que ainda não conseguiu se cansar após o feriado da Semana Santa emendado com o de Tiradentes e terá outra folguinha em 1º de maio, viajar pela Bahia é uma boa opção. As alternativas variam desde praias do litoral (o maior do país), até o ecoturismo da Chapada Diamantina (região serrana), passando ainda pelo enoturismo em Juazeiro e pelo turismo hisótico para seguir a rota  dos cangaceiros no Sertão.  

É deslumbrante o cenário predominantemente avermelhado desta região, onde o chão de barro racha ao sol, e as margens ressecadas dos rios formam uma imagem inconfundível, com várias placas barrentas em formatos diferenciados. São verdadeiras obras de arte da natureza em resistência ao sol, que teima em castigar.

Espaço da caatinga, a vegetação predominante é formada por plantas secas e sem folhas, onde as espécies que sobrevivem, a exemplo dos cactos espinhosos, são as mais fortes, como a própria população que habita a região. População diferenciada, que supera o descaso dos recursos naturais com uma alegria ingênua. Força de trabalho e hospitalidade são as maiores qualidades desse povo que parece admirar-se de tudo o que vê.

                                                                                        MIRANTE DA SANTA -  SERRINHA

 

                                                                                      MORRO DOS LOPES - SANTALUZ

 

                                                                                               AÇUDE DO  POÇO GRANDE - ARACI

 

Chapada Diamantina é um dos destinos mais populares
(Foto: Géssica Luz/Divulgação)

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, o órgão tem buscado maneiras para incentivar o turismo no estado que, atualmente, representa 13,2% do Produto Interno Bruto (PIB) turístico do país. Para isso, explica ele, estão sendo feitas parcerias com agências de viagens para estimular a prática de turismo interno. “A Bahia tem um continente de opções para quem quer viajar e nossa ideia é mostrar essa varidade para os turistas que visitam nosso estado”, explica.

Santo de casa

Segundo o secretário, com base em dados do ano passado, 52% dos 12 milhões de pessoas que visitaram sítios turísticos da Bahia são provenientes do próprio estado. “Com base nesses números, queremos adotar uma estratégia para fazer com que os baianos explorem mais os atrativos da própria Bahia”, diz Galvão.

As prais do Litoral Norte ficam mais perto de Salvador
(Foto: Géssica Lima/Divulgação)

Segundo ele, o órgão tem priorizado alguns locais para incentivar a visitação. Entre os pontos considerados prioritários estão as praias da Costa do Dendê, Descobrimento e Litoral Norte, as serras da Chapada Diamantina e o enoturismo (voltado para vinhos) em Juazeiro.

Sertão

Entre as atrações ainda pouco exploradas está a rota do Sertão, onde os turistas podem desfrutar das águas termais de Jorro. Quem quiser conhecer a parte histórica pode fazer a trilha dos cangaceiros liderados por Lampião. Outra região menos conhecida, mas com muitos atrativos, é a Oeste, banhado pelo Rio São Francisco e afluentes.

Lá, os visitantes vão se banhar em cachoeiras, adentrar cavernas e ver pinturas rupestres. Atrações alcançadas de cidades como Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Santa Maria da Vitória. 

A Costa do Cacau é recheada de belíssimas praias
(Foto: João Ramos/Bahiatursa)

Para explorar ainda mais  o São Francisco, os turistas podem visitar as cidades que compõem a região dos lagos e cânions: Abaré, Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Santa Brígida. Paulo Afonso é o  destaque, com opções de esportes radicais, trilhas na caatinga, passeios no cânion do Rio São Francisco e visitas a polos de piscicultura e instalações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco. 

 

Enviar comentário

voltar para NOTICIAS

left show tsN fwB|tsN fwR fsN sbse center|c15 show center fwR|b01 bsd c10||image-wrap|login news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||