ANDANDO DE MOTO NA CIDADE.

  www.serrinhahoje.com.br

 

Os motoqueiros prestam um serviço importante, levando, pessoas ou pequenas encomendas de um canto para outro mais rapidamente do que se fosse usado outro meio de transporte. No entanto, trata-se de uma atividade de alto risco. Eles se locomovem, muitas vezes imprudentemente, por entre as filas dos carros e acidentam-se com muita facilidade.

É que grande parte dos usuários de motos e motonetas não costuma usar os equipamentos de proteção individual, principalmente, o capacete e seguir as normas do transito. Por isso, durante o ano passado, tenha sido muito grande o numero de acidentes com morte em Serrinha e este ano tem sido cada vez mais crescente o número de vítimas de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

Uma das causas mais comum que acontecem no dia a dia, tem sido a desobediência na Lei referente a não ultrapassagem a veículos pela direita, fato comum em nossa cidade.

Esperamos que a Superintendência de Transito de Serrinha, juntamente com a Policia Militar, procure tomar as devidas providencias neste sentido, para evitar que mais vidas de jovens tenha fim prematuramente.

 

Maneira correta de dirigir moto

Para garantir a segurança de todos é necessário dirigir com cuidado de forma que possa evitar acidentes, preservando sua vida e a vida dos outros. Um bom condutor não realiza procedimentos que possam ser arriscados, o trânsito precisa de pessoas que tenham cautela e uma direção defensiva, evitando grandes acidentes, para transitar é necessário conhecer as leis e as regras do trânsito.

Andar na cidade em meio a outros veículos pode ser fácil, mas também perigoso. Veja algumas coisas que você pode fazer para tornar seu passeio mais seguro:

SEMÁFORO: - ao parar em um semáforo, pare sempre sobre a linha divisória da pista se houver mais de uma para o mesmo lado. Deixe sempre a pista para os carros. Alguém pode não vê-lo e bater na sua traseira. Pela mesma razão nunca pare atrás de um carro, quem vem atrás pode não conseguir parar e prensá-lo contra o carro da frente.

COM OUTRAS MOTOS:Quando andar com outras motos na cidade ocupe sempre a mesma pista. Evite andar um ao lado do outro, em caso de necessidade de desviar de um obstáculo não será possível por falta de espaço. Se a moto da frente parar bruscamente, não ultrapasse. Ele pode ter visto algo que você não viu, então pare também.

ULTRAPASSAGEM: - Quando estiver no trânsito da cidade NUNCA ultrapasse pela direita. Lembre que muitos não sinalizam quando vão dobrar à direita e não esperam que venha alguém pela direita. Ultrapasse sempre pela esquerda e procure ficar dentro do campo de visão do retrovisor externo do veículo a ser ultrapassado. Um bom macete é ficar de olho na roda dianteira dos automóveis: no caso de uma fechada, a primeira coisa que vai se deslocar na sua direção é a roda dianteira. Se achar complicado, procure observar o movimento de braços no volante para antever a intenção do motorista de mudar bruscamente de direção. Se você começar a reagir somente depois que perceber o veículo entrando na sua frente, pode ser tarde demais.

ESTACIONAMENTO:Quando precisar estacionar opte pelos estacionamentos específicos de motos são mais seguros que parar entre carros que na hora de sair podem derrubar sua moto! Estacione sempre com a moto de frente para rua (traseira na calçada) na hora de sair é sempre mais fácil e mais seguro.

COSTURAR NO TRÂNSITO: - Apesar da moto se prestar a andar entre os carros, evite fazer isso especialmente em vias de maior velocidade, pense que os motoristas de veículos não esperam que esteja passando uma moto entre eles e a atitude normal de trocar de pista sem sinalizar pode tornar-se um acidente e tanto! Deixe para ultrapassar os veículos quando estiverem lentos ou parados, porém tome cuidado com a possibilidade de alguém abrir repentinamente uma porta. Procure pilotar com dois dedos (o indicador e o médio) sobre o freio dianteiro e o pé direito sobre o freio traseiro, sem pressionar. Esse procedimento diminui o tempo de reação no caso de uma frenagem de emergência.

FAROL ACESO:  - Além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro andar de farol aceso mesmo de dia, os outros veículos lhe percebem mais facilmente. O custo de uma lâmpada é bem menor que um acidente. Procure pilotar com o farol alto durante o dia. Além de ficar mais visível, você vai equilibrar o desgaste da lâmpada, já que durante a noite você usa muito mais o farol baixo.

 

Haguil 01/03/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Enviar comentário

voltar para NOTICIAS

left show tsN fwB|tsN fwR fsN sbse center|c15 show center fwR|b01 bsd c10||image-wrap|login news fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||